PARTICIPANTES: até 10 pessoas.
OBS: Em todos os casos de utilização dessa atividade o facilitador precisa ser gabaritado para saber lidar com as emoções e sentimentos do grupo.
TEMPO: de 40’ à 1h30 (depende da quantidade de participantes, do grau de exposição individual e do nível de envolvimento do grupo na atividade).
MATERIAL: não há.
OBJETIVO:Para o Grupo-Integração, fortalecer vínculos de amizade e promover autoconhecimento.
Para o instrutor-Conhecer melhor o grupo, suas dificuldades e necessidades.
DESCRIÇÃO: o facilitador explica ao grupo que irão se apresentar, porém de uma maneira diferente, isto é: do ponto de vista de outra pessoa que irão escolher. Por expl. “fulana” escolhe sua mãe para apresenta-la. Ela deverá se apresentar assim: Eu Joana, sou mãe de fulana. “Fulana” é divertida, nervosa, uma boa filha, etc. ... Esta apresentação deve representar como a mãe de fulana a enxerga“. A apresentação deve ser feita na primeira pessoa, Eu Joana mãe de fulana e a pessoa apresentada na terceira pessoa ( a “fulana”).
PROCESSO:
1- O facilitador deve começar com a apresentação escolhendo um membro da família, parente ou amigo para apresentar-se a fim de elucidar e reforçar como deve ser o procedimento da atividade.
2. Após ter se apresentado, pedir para que cada um dos participantes, individualmente, se apresente seguindo as normas da atividade.
2. Após ter se apresentado, pedir para que cada um dos participantes, individualmente, se apresente seguindo as normas da atividade.
.É importante que o facilitador enfatize que a pessoa deve dizer o que a pessoa escolhida diria dela e não o que ela mesma pensa de si.
. O facilitador deve, sempre, perceber se a pessoa está se apresentando ela própria e se não, conduzi-la para que retorne a proposta da dinâmica que é: a pessoa escolhida por ela a apresentar. Por expl. A pessoa diz eu sou assim, assado, etc. Alertá-la para que diga. A fulana é assim...
3. Durante as apresentações, permitir e estimular que o grupo faça perguntas. Seguindo nosso expl.: Joana, diz que “fulana” fica nervosa quando ela pede para que arrume sua própria cama. O grupo pode perguntar a Joana, porque fulana fica nervosa. Ou por expl., Joana, diz que fulana é muito criativa e espirituosa. Perguntar a Joana. Porque acha que “fulana” tem essas qualidades?
4. Ao decorrer do desenvolvimento da atividade o facilitador deve contribuir para que o grupo possa se ajudar e estimular em busca de se entrosar e estreitar os laços de amizade e confiança.
5. Ao final da atividade perguntar:
- O que acharam da experiência.
- Como se sentiram durante o processo.
- Conseguiram perceber algo novo e diferente em si próprios e na pessoa que escolheram para apresentá-los.
O INSTRUTOR/FACILITADOR PRECISA ESTAR ATENTO PARA:
- O grupo está tendo uma postura de respeito mútuo.
- Quais necessidades e carências que o grupo apresenta?
- Propor atividades futuras no intuito de trabalhar as necessidades e carências.
VARIAÇÃO DA ATIVIDADE: Essa atividade pode ser usada como técnica de Levantamento de Necessidades para grupos de desenvolvimento e crescimento pessoal.
Ou para Pesquisa de Clima Organizacional, mudando-se a pessoa escolhida para apresentar a pessoa. Nesse caso: o superior hierárquico , ou colegas de trabalho.
OBS: Em todos os casos de utilização dessa atividade o facilitador precisa ser gabaritado para saber lidar com as emoções e sentimentos do grupo.
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