DESENHO DA GALINHA
OBJETIVO:
1-Treinar
e reconhecer a importância de saber ouvir.
2-Perceber
a importância da comunicação bilateral.
3-Aprimorar
a capacidade de comunicação verbal e não verbal.
4-Buscar
estratégias para melhorar a comunicação interpessoal e em consequência os
relacionamentos em geral.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas.
TEMPO: 1h e 30’
MATERIAL: Papel sulfite, lápis, desenho da galinha (como abaixo), texto com as informações para a elaboração do desenho da galinha (como abaixo).
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade para exercitar a capacidade de comunicação interpessoal.
DESENVOLVIMENTO:
1-O facilitador entrega para cada participante uma folha de sulfite e um lápis e diz que irão executar um desenho de acordo com as instruções que serão dadas para a execução. Nota: NÃO FALAR QUE O DESENHO É DE UMA GALINHA, SÓ FALAR QUE FARÃO UM DESENHO.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas.
TEMPO: 1h e 30’
MATERIAL: Papel sulfite, lápis, desenho da galinha (como abaixo), texto com as informações para a elaboração do desenho da galinha (como abaixo).
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade para exercitar a capacidade de comunicação interpessoal.
DESENVOLVIMENTO:
1-O facilitador entrega para cada participante uma folha de sulfite e um lápis e diz que irão executar um desenho de acordo com as instruções que serão dadas para a execução. Nota: NÃO FALAR QUE O DESENHO É DE UMA GALINHA, SÓ FALAR QUE FARÃO UM DESENHO.
Salientar que devem
ser obedecidas algumas regras:
. Não serão permitidas
perguntas.
. Cada participante
deve fazer o seu desenho e não pode olhar o desenho do colega do lado.
. As instruções não
podem ser anotadas. Portanto, devem ser executadas à medida que forem sendo
passadas.
. Não desistam, todos
devem participar!!!
2-Inicia, então,
lendo pausadamente, cada instrução para o desenho, conforme o texto, abaixo.
Nota: O facilitador pode ler mais que uma vez a instrução, mas não pode
responder perguntas, nem dar explicações.
TEXTO DE INSTRUÇÃO PARA EXECUÇÃO DO DESENHO.
1-Faça uma elipse com
cerca de 6cm no diâmetro maior.
2-A partir da parte
inferior da elipse, faça duas retas paralelas verticais com cerca de 3cm de
comprimento, afastadas 1 cm uma da outra.
3-A partir da parte
superior esquerda da elipse faça duas retas paralelas e inclinadas com cerca de
2cm de comprimento cada, afastadas 0,5cm, uma da outra.
4-A partir do centro
da elipse, faça 3 retas divergentes abrindo para a direita com cerca de 1,5cm
de comprimento cada.
5-Na extremidade
esquerda das duas paralelas menores, faça uma elipse com cerca de 2cm de diâmetro
no eixo maior e este perpendicular às paralelas.
6-A partir da
extremidade direita da elipse maior, faça 3 retas divergentes, abrindo para a
direita, com cerca de 1 cm de comprimento cada.
7-Na extremidade
inferior de cada uma das paralelas maiores, faça 3 retas divergentes abrindo
para a esquerda, com 0,5cm de comprimento cada.
8-Faça um pequeno
círculo no centro da elipse menor.
9-Faça um triângulo isósceles,
com cerca de 0,5cm de lado, com a base encostada na parte esquerda da elipse
menor.
3- Quando todos tiveram
terminado, o facilitador pede que mostrem seus desenhos, uns para os outros.
Perguntar:
-E aí o que era para
ser desenhado?
- Por que todos
receberam a mesma informação e saíram desenhos tão diferentes?
- Conseguiram
acompanhar as instruções até o fim? Ou desistiram?
- Quais fatores contribuíram
para que não se conseguisse executar a tarefa a contento?
- O que se poderia
fazer para amenizar as dificuldades? Levantar com o grupo que foi muito
difícil, pois eles não puderam tirar suas dúvidas, perguntar se não entenderam,
etc. E até muitos poderiam não conhecer as palavras e termos utilizados.
4- Propor então, uma
nova tentativa. Dizer que dessa vez podem perguntar e pedir esclarecimentos
quando acharem necessário.
5- Iniciar lendo o texto,
novamente, só que agora parando para responder as perguntas e dúvidas, podendo
até o facilitador desenhar algumas partes como: uma elipse, ou um triangulo
isósceles, por expl.
6- Ao final da
execução, pedir novamente para que cada um mostre seu desenho ao grupo.
DISCUSSÃO:
Terminada
essa etapa, pedir para que o grupo se disponha em círculo e perguntar?
1- Como se sentiram durante a atividade?
2- Conseguiram
realizar a tarefa na primeira etapa? E na segunda, ficou mais fácil?
3- Que sentimentos
tiveram quando não conseguiram realizar a tarefa da primeira vez? Sentiram-se
frustrados, desmotivados? Quiseram desistir?
4- Quais foram as
diferenças entre a primeira e a segunda etapas? Sentiram-se mais envolvidos,
interessados e motivados? Houve vantagem no fato de poder perguntar? E quando
foram desenhadas algumas partes, ficou mais fácil?
5-O que é importante
levarmos em consideração para termos uma boa comunicação interpessoal?
Levar o grupo a
perceber que:
Para termos uma
comunicação eficaz temos que levar em conta:
A necessidade de ser
claro, objetivo, usar uma linguagem própria para quem está ouvindo, colocar-se
disponível para responder perguntas, dúvidas, ouvir e perceber a pessoa com
quem está dialogando.
Trocar informações e ideias,
não apenas falar e deixar de ouvir o que o outro tem para falar. Estar disposto
a usar as várias formas de comunicação para expor sua mensagem, como: gestos,
desenhos, exemplos, explicações. Respeitar o outro e suas possíveis deficiências.
Ser empático. Reconhecer suas próprias limitações enquanto comunicador e buscar
alternativas para minimizá-las.
Saber e reconhecer
que as pessoas são diferentes, com cultura, grau de instrução, experiências,
etc, diferentes e que podem fazer interpretações diversas sobre a mensagem que
se está querendo transmitir.
CONCLUSÃO;
Enfatizar que muitas
vezes os relacionamentos tendem a sofrer com brigas, desavenças, discórdias,
devido a falhas na maneira como nos comunicamos, não prestarmos atenção, ou não
tomamos os devidos cuidados quando comunicamos nossas ideias, pontos de vista, projetos,
etc. Precisamos estar em sintonia com nosso interlocutor estar abertos para
suas reais necessidades e compreendermos suas dificuldades. Assim, poderemos
ter adesão e também sermos compreendidos. A comunicação eficaz se estabelece em
duas vias e através do respeito mútuo.
LilianBendilatti
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