quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ajuda para trabalhar com Grupo de Idosos



Olá,tudo bem?
Gostaria de uma ajuda sobre dinamicas para a terceira idade.
E.
Olá E!
Para que possamos te ajudar precisamos saber:
- Qual o perfil da população. Idade, quantidade de pessoas, grau de instrução, etc.
- Quais as necessidades que apresentam.
- E Principalmente qual é o objetivo de seu trabalho junto a essa instituição.
Todo o trabalho necessita ter um objetivo claro e ser voltado e adaptado ao perfil da população.
Abraço,
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
www.centrodenumerologia.blogspot.com


Olá, eu trabalho em um CRAS - CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL.
Trabalho junto ao grupo de convivencia e fortalecimento de vínculos de Idosos.
Ter 60 anos é o requisito para ingressar no grupo, deste modo a idade varia, bem como o grau de instrução e etc, temos desde professoras aposentadas até donas de casa.
Gostaria de dinamicas de recreação para a terceira idade, ou talvez algumas pautadas em algumas discussões próprias da Psicologia, como projeto de vida, expectativas, sentimentos, sonhos, conviver em grupo, a importancia do outro, etc...
GRATA,
ED
E, boa tarde!
Vou colocar uma dinâmica que serve, tanto para aquecimento como para deixar que as pessoas falem sobre si mesmas. Você pode adequar as perguntas ao que pretende levantar com as pessoas. Serve, também para levantar necessidades. A dinâmica chama Caça ao Tesouro Diferente. Você pode entrar no blog, www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com, amanhã ou depois para vê-la. De qualquer forma te mando um e-mail para avisar que coloquei.
Depois disso, você pode colocar algumas perguntas que achar interessante e se quiser me passar para discutirmos, estou à disposição.
Abraço,
Lilian
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
Veja,tb: www.centrodenumerologia.com.br
www.centrodenumerologia.blogspot.com

17 comentários:

  1. Olá, eu trabalho ceromo Farmacêutica no projeto NASF (Núcléo de Apoio a Saúde da Família)e estou precisando fazer umas dinâmicas com os grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e terceira idade. Mas como profissional farmacêutica estou sentindo dificuldades no que diz respeito a maneira, método e forma de realização da dinâmica para cada um desses grupos. Pesso que por favor me ajudem através de dicas, maneiras, sugestões e/ou modelos de dinâmicas.

    Grata

    ResponderExcluir
  2. Karina, boa tarde!
    Realmente para algumas dinâmicas há necessidade de profissional habilitado para tratar desses assuntos.
    O primeiro passo é definir bem o que precisa trabalhar. Seu objetivo, quais dificuldades o grupo apresenta e a partir daí aonde quer chegar. Seu objetivo. De qualquer forma pode dar uma olhada em meu blog e verificar se há alguma coisa que pode ultilizar. www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Acho que se especificar melhor o que precisa, posso dar alguma sugestão de dinâmica que não requeira tanto grau de especialização.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Veja, tab: www.centrodenumerologia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia! Estou trabalhando com idosos, asilados, que na sua maioria tem comprometimento cognitivo, então gostaria de umas dicas de dinâmicas que poderia trabalhar com eles, sendo que nao tenho muita participação voluntária devido sua compreensão.
    Obrigada
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder.
      Que tipos de conteúdos você trabalha com eles? Qual o objetivo do trabalho?
      Se detalhar melhor, posso ajudá-la de maneira mais eficaz.
      No aguardo.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
    2. Oi Lilian, então como é uma casa com diversas patologias diferentes, e alguns estao nao tem falimia, e sao de outra cultura, fica cada vez mais difícil. Mas gostaríamos de trabalhar o bem estar e dar qualidade na convivência entre eles e auto estima.
      Obrigada,
      Cris

      Excluir
  4. Cris boa tarde!
    Nesse caso só vejo com alternativa trabalhar com atividades recreativas, por expl: roda, atidades corporias, etc. Se você pequisar no google atividades recreativas poderá ter várias idéias. Essas atividades propiciam que as pessoas interajam entre si e se divirtam. Ajuda, também na autoestima e favorece um ambiente descontraido e alegre.
    Esta não é propiamente minha área, mas se encontrar atividades e quiser ver se tenho alguma idéia para adaptá-la é só mandar.
    O importante é fazer com que as atividades possam ser compreendidas por todos.
    Abraços,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ola bom dia estou com um grupo de idosos em uma clinica com diferentes patologias gostaria de animar este grupo so para começar,tem alguma atividades para estes idosos nao ficarem desanimados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acreditamos que para esse fim podem ser usadas atividades recreativas, como atividades em roda, corporais, etc. Algumas atividades de Aquecimento que descrevemos no blog, também podem ser utilizadas. É preciso adequar as atividades ao grau de compreensão e possibilidades físicas do grupo.
      Procure na internet como atividades para recreação.
      Estamos à disposição.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
    2. Olá! Descobri um link que apresenta algumas tividades qu podem ser usadas com idosos: acesse:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-quebra-gelo-para-idosos-e-grupos-da-terceira-idade.php
      É importante ressaltar que essas atividades são adaptadas e que é muito importante o facilitador verificar com cuidado quais podem ser adequadas ao grupo com o qual está lidando.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
  6. Olá, gostaria que me mandasse algumas dicas de quais dinãmicas poderia desenvolver com idosos (ambos os sexos) institucionalizados.
    As dinâmicas para relacionamento interpessoal, auto-estima, convivência, relações com a família, comportamento, afetividades, etc.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Como já disse em respostas anteriores não há uma dinâmica específica para idosos. O que é importante é estabelecer o tema que se quer tratar e aí sim buscar uma dinâmica que se adeque a esse tema ou necessidade.
    Em um de nossos posts há várias dicas e sugestões: http://dinamicaspassoapasso.blogspot.com.br/2013/04/dinamicas-especificas-para-gupo-de.html
    Pesquisando na internet achamos algumas sugestões de dinâmicas que podem ser usadas para essa população. Reforçamos que não testamos as dinâmicas, portanto não sabemos exatamente sua eficácia e resultados. Acesse o link para conhecê-las: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-quebra-gelo-para-idosos-e-grupos-da-terceira-idade.php.
    Em nosso blog, do lado direito, bem em cima, há várias dinâmicas por assunto. Veja se alguma delas serve para sua necessidade.
    Abraços,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de sugestões de dinâmicas que trabalhassem os direitos dos idosos.É um grupo com escolaridade baixa e já se conhecem.No aguardo, Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Nesse caso sugiro que faça um quebra cabeças. Procure uma imagem não muito difícil e recorte como quebra cabeças. No outro lado podem ser colocados os direitos do idoso.
      Começe perguntando ao grupo se eles conheçem seus direitos. Quais são:
      Elenque na lousa o que eles falarão.
      Aí proponha o jogo com o quebra cabeças.
      Ao final poderão ser discutidos os direitos e o que precisam fazer para fazer valer esses direitos e ainda confrontar com o que disseram, inicialmente.
      PS: Se tiver tempo e achar que eles podem não conseguir ler, tente buscar desenhos que representem os direitos para serem colocados no próprio quebra cabeça. Nesse caso a junção dos próprios desenhos pode ser a imagem que será usada no quebra cabeça.
      Esperamos ter ajudado.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.com.br
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
  9. Ola,estou começando agora trabalhar no scfv e estou com grandes dificuldades em encontrar dinamicas para idoso, com patologias diferentes,gostaria q vc mim desse sugestoes.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Natália. Como já dissemos várias vezes, não existe dinâmica específica para idosos. O que se pode é adaptar dinâmicas para serem usadas para essa população.
      O principal é conhecer bem o grupo, seu grau de instrução, de dificuldade, etc. para não usar atividades que estejam em desacordo com a capacidade do grupo para não frustrá-los. Atividades que exigem mais do que o grupo pode conseguir fazer tende a criar desmotivação e desinteresse.
      Outro aspecto muito importante que a maioria das pessoas que trabalham com grupo esquece é que é preciso definir bem um objetivo para o trabalho de acordo com a necessidade do grupo. Nesse sentido, parar para observar os participantes, suas dificuldades e interesses é primordial. Isso pode ser feito, inicialmente com um bate papo, se as pessoas puderem se comunicar. Atividades de recreação são bastante válidas para conhecer o grupo.
      Em um de nossos posts há várias dicas e sugestões: http://dinamicaspassoapasso.blogspot.com.br/2013/04/dinamicas-especificas-para-gupo-de.html.
      Pesquisando na internet achamos algumas sugestões de dinâmicas que podem ser usadas para essa população. Reforçamos que não testamos as dinâmicas, portanto não sabemos exatamente sua eficácia e resultados. Acesse o link para conhecê-las: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-quebra-gelo-para-idosos-e-grupos-da-terceira-idade.php.
      Em nosso blog, do lado direito, bem em cima, há várias dinâmicas por assunto. Veja se alguma delas serve para sua necessidade.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.com.br
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
  10. Olá,Estou sendo voluntária em um instituto e gostaria de saber algumas dinâmicas para se realizar com criança de em torno 8 a 12 anos que possuem doenças mentas,com o aspecto cognitivo menor e por isso possuem algumas dificuldades.Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  11. Olá!Para falar a verdade essa não é nossa especialidade.
    Acreditamos que pode propor algumas brincadeiras de criança que ressaltam aspectos de repetição, pelo menos inicialmente. Como atividades que em roda se começa com um movimento e todos tem que repití-lo e depois ir mudando o movimento. Acreditamos que essas atividades podem fornecer a você um retrato das capacidades do grupo e assim verificar que tipos de atividades pode propor.
    Como já dissemos várias vezes, cada grupo é um grupo e não podemos supor que sabemos quais as deficiências e nos limitar por isso. É muito importante dar chance a essas crianças para que mostrem do que são capazes e para isso você pode propor atividades com grau crescente de dificuldade para ir verificando o grau de respostas e resultados que obtem. Com isso pode fazer um diagnóstico mais preciso das necessidades e dificuldades de cada um e do grupo.
    Pesquise na internet atividades de recreção e brincadeiras de roda, acreditamos que poderá achar atividades que pode usar.
    Esperamos ter ajudado em algo. Estamos à disposição.
    Se quiser receber nossas novidades em primeira mão envie seu e-mail para cadastro para: dinamicas@dinamicaspassopasso.com.br.
    Se puder se cadastrar como seguidor(a) do blog ajudará em muito a fortalecê-lo.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.com.br
    Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Postagens populares