quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DINÂMICA PARA TRABALHAR PRECONCEITO E EXCLUSÃO

PARTICIPANTES: até 20 pessoas.
TEMPO: 40’
MATERIAL: Etiquetas autocolantes com frases como:
SOU CRIATIVO: OUÇA-ME
SOU INFERIOR: IGNORE-ME
SOU PREPOTENTE - TENHA MEDO
SOU SURDO(A) – GRITE
SOU PODEROSO(A) – RESPEITE
SOU ENGRAÇADO(A) – RIA
SOU SÁBIO(A) – ADMIRE-ME
SOU ANTIPÁTICO(A) – EVITE-ME
SOU TÍMIDO(A) – AJUDE-ME
SOU MENTIROSO(A): DESCONFIE
SOU MUITO PODEROSO(A): BAJULE-ME
APERTE MINHA MÃO
ABRACE-ME
ME ISOLE
PISQUE PARA MIM
ME CONVIDE PARA DANÇAR
AFASTE-SE DE MIM
IGNORE-ME
SEGURE MINHA MÃO
DIGA-ME OLÁ
ME FAÇA UM ELOGIO
ME DESEJE PARABÉNS
ME FAÇA UM CARINHO
ME CONVIDE PARA SENTAR
OBJETIVO: Trabalhar temas como: Preconceito, Exclusão Social, “Booling”(atitudes de chacota, piadinhas e agressões entre os indivíduos, principalmente observada nas escolas e nas relações de trabalho), Reforçar a Auto – Estima, Percepção de Padrões Energéticos Pessoais.
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que farão uma atividade onde serão coladas etiquetas na testa de cada um e que ninguém pode ver o que está escrito em sua testa, nem os  poderá falar o que está escrito na testa dos outros.
PROCESSO:
1-    Colocar as etiquetas na testa de cada um. Reforçando que não poderão saber o que está escrito e que nem um participante pode contar ao outro o que está escrito.
2-    Após todos estarem devidamente “rotulados”, pedir para que andem pela sala e interajam uns com os outros de acordo com o que está escrito na testa de cada um. Isto é, se comportando de acordo com o que está escrito na testa de cada um dos participantes.
3-    Deixar que interajam por volta de 5 minutos.
4-    O facilitador deve observar atentamente as reações e clima gerado pelo exercício para que tenha subsídios para fomentar a discussão posterior.
5-    Após esse período cessar a atividade e pedir para que sentem. Mas, não tirem a etiqueta. Vale a norma de não saber o que estava escrito em sua testa nem comentar o que está escrito na testa dos outros participantes.
6-    Perguntar a cada participante, individualmente:
. Que sentimentos teve durante a atividade? Sentiu-se bem? Pressionado? Deslocado? Confortável?
.Como os outros participantes reagiram com você. Como se sentiu em relação a eles.
. O que acha que está escrito em sua testa?
- Pedir para que tire sua etiqueta e olhe o que está escrito.
. Era isso que esperava que estivesse escrito? A atitude que tiveram com você foi justa? Agora que sabe o que estava escrito, seu sentimento em relação a como lhe trataram mudou?
7-     Ao término de todos os depoimentos, perguntar:
- O que podem extrair dessa experiência?
- O que acarreta esse tipo de situação: Preconceitos? O hábito que temos de Rotular as pessoas? A própria pessoa não ter autoconfiança e autoestima e irradiar essa energia para os outros?
- O que ocorreu durante a atividade, pode acontecer em nosso dia a dia?
          - As pessoas que foram discriminadas, como se sentiram? O que poderiam fazer para não se sentirem assim?
          - As pessoas que se sentiram desconfortáveis. O que poderiam fazer para se sentirem melhor?

Nota: O facilitador precisa se preparar para discutir os conceitos de:
O que são preconceitos, porque ocorrem. O que podemos fazer a respeito?
O que é um rótulo? Porque tendemos a rotular as pessoas? O que isso acarreta nas relações.
Como nossas energias e pensamentos podem influenciar a nós mesmos e as reações dos outros?
Esta dinâmica é uma releitura da Dinâmica - Patinho Feio (ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 3ª edição, Petrópolis, Vozes, 1999) e da Dinâmica - Rótulos de autoria não identificada.



Conheça e adquira nosso Livro Digital: Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com Grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br

Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
Conheça nosso livro – Numerologia Básica.
Você poderá adquiri- lo em formato Digital ou Impresso: Acesse: http://centrodenumerologia.com.br/livros_10.html

11 comentários:

  1. Oi Lilian
    Bom dia!
    Faço Psicologia 7º Período (Estácio de Sá)
    Disciplina "Dinâmicas de Grupo"
    Com objetivo: Motivação, interação, comunicação, terapia, descontração....
    Obrigada pela atenção
    Abçs
    Dora

    Dora, boa tarde!

    Acredito que você precisará ir companhando meu bog para ter novas dinâmicas. regularmente esto publicando novas.

    Se você precisa de alguma específica me diga que verei se posso te ajudar

    Existem muitas dinâmimicas, porém estou escolhendo algumas para detalhar passo a passo.

    O mais importante que você precisa ter em mente quando vai aplicar uma dinãmica é:
    O que pretende atingir com ela e quais as características da população com a ual irá trabalhar.

    Até mais.

    Abraços,

    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso@blogsptcom

    Conheça também:
    www.centrodenumerologia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! estou no primeiro periodo de pedagogia e farei um trabalho sobre tendências pedagogicas aonde tenho q usar uma dinânica, escolhi essa mas meu tempo é de apenas 15 minutos, quais as frases que vc considera mas importante nos papeis já q não poderei usar todas e sò contarei com 9 pessoas.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Danielle, bom dia!

    Desculpe a demora em responder.

    Como você tem apenas 15 minutos,pode usar essa dinâmica mais como aquecimento, só com as frases:
    APERTE MINHA MÃO
    ABRACE-ME
    ME ISOLE
    PISQUE PARA MIM
    ME CONVIDE PARA DANÇAR
    AFASTE-SE DE MIM
    IGNORE-ME
    SEGURE MINHA MÃO
    DIGA-ME OLÁ
    ME FAÇA UM ELOGIO
    ME DESEJE PARABÉNS
    ME FAÇA UM CARINHO
    ME CONVIDE PARA SENTAR

    Diminua o tempo deinteração para 3min.
    Ao final pergunte como a pessoa que foi isolada se sentiu e o que as pessoas que tiveram que isolá-la , também se sentiram. Conclua que o preconceito gera exclusão social e sentimentos de inadequação nas pessoas.

    Boa Sorte!

    Abraços,

    Lilian Bendilatti
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com

    Conheça, também: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!Tudo bem...
    Gostei muito das dinâmicas expostas e dos resultados que as pessoas disseram obter.
    Você tem alguma voltada para Assédio Moral?
    Por favor, se tiver,disponibilize.
    Obrigada e parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Morgana, bom dia!
    Que bom que gostou de nosso blog! No momento não tenho nenhuma dinâmica sobre esse tema disponível. Vou pesquisar e te dou uma resposta.
    Estou pedindo, também, que quem tiver dinâmicas para sugerir que façam, mesmo que não esteja totalmente descrita. Eu me responsabilizo por descrevê-las.
    Abraços,
    Lilian Bendilatti
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com

    Conheça, também: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. olá Lilian, estou no prieiro semestre de pedagogia é o meu primeiro trabalho para ser apresentado sobre preconceito para crianças de ed infantil.gostaria de fzr algo dinamico...Tem uma sugestão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, boa tarde!

      Não costumo fazer atividades para crianças, meu público são jovens e adultos. Mas me diga qual a faixa etária dessas crianças que irá trabalhar? Posso pesquisar e se achar algo te mandar.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Acesse, também: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
    2. olá, boa tarde!

      Meu forte não é atividades para crianças.
      Qual a faixa etária dessas crianças que irá trabalhar? Posso pesquisar e se achar algo te mandar.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Acesse, também: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  7. olá, boa tarde!

    Meu forte não é atividades para crianças.
    Qual a faixa etária dessas crianças que irá trabalhar? Posso pesquisar e se achar algo te mandar.
    Abraços,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Acesse, também: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Uma ideia para esta dinâmica é após todos estarem rotulados, um por vez vai à frente de todo o grupo e então todo o grupo reage ao mesmo tempo em relação a aquela pessoa, representando grupos isolados de pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca tentei desse jeito. Você já? Se sim me conte os resultados.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.com.br
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir

Deixe seu comentário.

Postagens populares