terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DANÇA DAS CADEIRAS - DIFERENTE DINAMICA P/ COOPERAÇÃO

OBJETIVO: Propiciar que o grupo aprenda a atuar de forma cooperativa. Perceber que a cooperação pode trazer muitas vantagens para os relacionamentos e alcance de resultados.
PARTICIPANTES: grupos de até 5 participantes cada.
TEMPO: 1h.
MATERIAL: Cadeiras, aparelho de som, música alegre.
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que a tarefa será a da dança das cadeiras, só que de modo diferente.
DESENVOLVIMENTO:
1-     Dividir os participantes em grupos de até 8 participantes, cada.
2-     Fazer um círculo de cadeiras com os assentos virados para fora. Certificar-se que o número de cadeiras disponíveis seja uma a menos que o total de pessoas de cada grupo. Por exemplo: se o grupo tiver 5 participantes só haverá 4 cadeiras disponíveis.
3-     Explicar que será colocada uma música e que os participantes de cada grupo devem caminhar em volta das cadeiras, acompanhando o ritmo dela. Quando a música parar devem se sentar o mais rápido possível. Mas, nenhum participante pode ficar em pé, fora das cadeiras, quando a música estiver parada. O facilitador não deve falar que o grupo precisa usar de cooperação para executar a tarefa.
4-     Devem ser feitas várias rodadas, sendo que em cada uma delas uma cadeira é retirada até que sobre apenas uma em cada grupo.  Se o grupo não conseguir que todos os participantes estejam sentados a cada parada da música (rodada) a cadeira não é retirada e se manterá o mesmo número de cadeiras até conseguir. Se tiver mais que um grupo, será vencedor aquele que terminar primeiro a tarefa total que é de ter o grupo todo sentado com apenas uma cadeira.
DISCUSSÃO: Depois de terminada a atividade o facilitador pergunta ao grupo:
1- Como se sentiram durante a atividade?
2- Conseguiram executar a atividade? Conseguiram que todos estivessem sentados a cada rodada e ao final da atividade? Se não conseguiram, por quê? O que faltou? Se conseguiram, o que fizeram para isso?
3- Quais as dificuldades que sentiram? O que impediu que conseguissem realizar a atividade a contento?
Levar o grupo a perceber que muitas vezes temos uma postura tão competitiva da vida que não conseguimos nos livrar dela. Ou por outro lado, não conseguimos ter contato corporal com nosso colega, por preconceito, timidez, etc.
4- Para as pessoas que conseguiram atuar de forma que todos sentassem, tiveram receios? Preconceitos? Dificuldades em se aproximar do colega? Como fizeram para lidar com esses aspectos?
5- Quais artifícios precisaram usar para cumprir o objetivo da atividade?
6- Essa experiência pode ser transportada para o nosso dia a dia? Frequentemente, encontramos dificuldades em não competir?  Porque? Somos seres competitivos? Que vantagens temos em competir? Que desvantagens?
7- Que vantagens temos quando cooperamos? Como podemos trabalhar em grupo? Que desvantagens temos em ser cooperativos? Podemos ser considerados bobos. Como fica a lei de Gerson? Temos que levar vantagem em tudo?
Levar o grupo a refletir sobre as vantagens da cooperação e do trabalho em grupo no favorecimento dos relacionamentos, na valorização do respeito, no alcance de objetivos mais satisfatórios e muitas vezes mais rápidos. Quando trabalhamos com sentido de cooperação os objetivos são comuns a todos e por isso todos se voltam para conquistá-los. E claro que em alguns momentos da vida vamos viver nosso lado competitivo, mas esse nunca pode ser voltado para prejudicar os demais. Por expl.: em uma competição de natação a pessoa fará tudo para ganhar, mas não poderá usar de maneiras escusas para prejudicar seu adversário.
CONCLUSÕES:
Há vários momentos da vida em que precisamos competir, e isso não é errado. Mas se pudermos usar da cooperação na maior parte das atividades de nossas vidas, alcançaremos a Sinergia que é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

Você tem alguma sugestão para aperfeiçoar essa dinâmica.
Faça um comentário ou mande um e-mail:
dinamicaspassoapasso@gmail.com

Lilian
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com/
Acesse também: www.centrodenumerologia.com.br
                             
www.centrodenumerologia.blogspot.com

4 comentários:

  1. Adorei. O mundo executivo contemporâneo estimula demais a competitividade obrigando as pessoas a se tornarem extremamente egoístas. Já anotei para usar no próximo trabalho.
    Muito obrigada,
    Fátima Emília Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!Você já é seguidora de nosso blog? Se não cadastre-se para receber em primeira mão nossas novidades.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso@blogspot.com
    Conheça, tb: www.centrodenumerologia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!adorei conhecer o blog de vc Lilian...parabéns pelas dinâmicas muito bem explicadas e de fácil execução. Abraços.
    Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou.
      Se puder se cadastar como seguidora, poderá receber em primeira mão as novidades e estará, também, ajudando a fortalecer o blog.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso@blogspot.com
      Conheça, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir

Deixe seu comentário.

Postagens populares