segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dinâmica – Influências Positivas e Negativas. Refletir sobre como somos influenciados, tanto de forma positiva como negativa. Perceber que temos o poder de escolha sobre nossas decisões e ações.




Dinâmica – Influências Positivas e Negativas
OBJETIVOS:
1. Refletir sobre como somos influenciados, tanto de forma positiva como negativa.
2. Perceber que temos o poder de escolha sobre nossas decisões e ações.
3. Aquecer o grupo para realização de outras atividades.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas.
TEMPO: 1h30’ (varia de acordo com o tamanho do grupo).
MATERIAL: Venda e cadeiras.
DESCRIÇÃO: O coordenador explica ao grupo que farão uma atividade para descontrair, aquecer e perceber como agimos no cotidiano.
DESENVOLVIMENTO:
1.O facilitador pede ou escolhe um voluntário que deverá executar a tarefa.
2.O facilitador explica para o voluntário na presença do grupo que a tarefa dele será  atravessar a sala de olhos vendados e não tocar em nenhuma das cadeiras que serão espalhadas por toda área.
3.Após sai com o voluntário da sala e explica a ele que terá auxílio dos membros do grupo, porém um grupo irá ajudá-lo, fornecendo informações corretas para que não tropece nas cadeiras e consiga realizar a tarefa até o fim, que é atravessar a sala a partir do fundo até a frente. Já outro grupo irá tentar atrapalha-lo, fornecendo informações incorretas e dificultando que consiga realizar a tarefa. Cabe ao voluntário escolher em qual dos grupos irá confiar e seguir as instruções. E também só deverá retirar a venda quando instruído a isto.
4.Aí o facilitador volta para a sala, deixando o voluntário fora da sala e pedi para ele aguardar até que as cadeiras sejam arrumadas.
OBS:O facilitador precisa tomar cuidado para que o voluntário não ouça as instruções que serão dadas ao grupo que permaneceu na sala.
Para o grupo que fica na sala o facilitador da as seguintes instruções:
Reforça que a tarefa do voluntário será atravessar a sala, do fundo até a frente, de olhos vendados. E que o grupo deve espalhar as cadeiras de modo que pareça bem difícil para o voluntário realizar a tarefa. Mas explica que após o voluntário entrar na sala e ser posicionado e vendado, as cadeiras devem ser retiradas em silêncio de modo que o caminho fique livre. Explica que deverão fornecer as instruções para que o voluntário execute a tarefa, mas explica que quando saiu disse ao voluntário que um grupo iria ajudá-lo fornecendo informações corretas para que não tropece nas cadeiras e consiga realizar a tarefa até o fim, que é atravessar a sala a partir do fundo até a frente. Já outro grupo, irá tentar atrapalha-lo, fornecendo informações incorretas e dificultando que consiga realizar a tarefa. E que o voluntário deverá escolher em qual dos grupos irá confiar e seguir as instruções.
Então, o facilitador divide o grupo de forma que um dará as informações corretas e outro dará as informações incorretas.
OBS: Se o facilitador tiver um ajudante pode realizar os passos 3 e 4 concomitantemente, um ficando responsável em instruir o voluntário e outro o grupo.
5.Quando todos estiverem prontos e instruídos o facilitador pede para o voluntário entrar posiciona-o no fundo da sala e o venda (o grupo retira as cadeiras em silêncio) dando início a atividade.
Estabelece que o voluntário terá 2’ para realizar a atividade. Nesse momento o grupo pode começar a dar as instruções.
6. Ao termino do tempo, o facilitador cessa a atividade e pede para que o voluntário responda as seguintes questões sem tirar a venda.
-Você acha que conseguiu realizar a tarefa?
-Foi difícil? Foi Fácil?
-O que contribuiu ou não para realizar a tarefa?7- Após ele ter respondido as questões pedir para que tire a venda e veja que não havia cadeiras.
DISCUSSÃO:
Ao término da atividade, pedir para o grupo se dispor em semicírculo e perguntar:
Primeiro para o voluntário: O que sentiu quando tirou a venda e viu que não havia cadeiras?
.Depois abrir para o grupo todo:
.O que acharam da atividade?
.O que de fato aconteceu durante a atividade?
.Acham que o voluntário teve dúvidas em seguir as orientações dadas pelo grupo.
.O fato de ele ter dúvidas sobre quais orientações seguir prejudicou a execução da tarefa?
CONCLUSÕES:
Concluir com o grupo que:
-Tendemos a ser influenciados pelas pessoas em quase tudo que fazemos. Que essas influências podem nos atrapalhar já que nem todas são positivas. Pois dificultam que escolhamos o caminho melhor para nós seguirmos.
Que muitas vezes construímos nossas crenças e valores baseados nessas influências e que cabe a nós escolhermos e avaliarmos em que realmente acreditamos. Temos nosso livre arbítrio para isso. Precisamos estar atentos para não nos influenciarmos com proposições erradas e falhas, para que não prejudique nossos julgamentos, valores e atitudes.
Elucidar que atualmente estamos sujeitos a várias informações, principalmente com as redes sociais, e muitas delas falsas e duvidosas que são divulgadas e repassadas sem que sejam checadas, o que pode causar muitos problemas, como preconceitos, estereótipos, Bullying, desavenças e atritos.
Ao final abrir para o grupo contar casos onde se sentiram influenciados negativamente ou positivamente e as consequências dessas influências.

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