sexta-feira, 22 de julho de 2011

DINÂMICA PARA AUMENTO DE AUTO-ESTIMA E ENTROSAMENTO DO GRUPO - Quem eu sou faz a diferença;

OBJETIVO: Autoconhecimento, melhora da autoestima, promover entrosamento e laços afetivos do grupo.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas
TEMPO: de 1h a 1h30 (varia de acordo com a quantidade de participantes).
MATERIAL: Plaquinhas ou fitas com a frase: “Quem eu sou faz a diferença” e a estória – Quem eu sou faz a diferença.
DESCRIÇÃO: O coordenador explica ao grupo que fará um exercício onde serão enfatizadas as qualidades individuais.
DESENVOLVIMENTO:
1-    O facilitador inicia dizendo que irá contar uma estória (texto da estória, abaixo).
2-    Após ter contado a estória perguntar ao grupo:
- O que entenderam da estória?
- Costumam reconhecer o valor de si próprios e das pessoas de seu convívio?
- Acham que é importante reconhecer as qualidades em si próprios e nos outros?
- O facilitador conclui com o grupo que comumente temos enfoque, primordialmente, em nossos defeitos e nos dos outros. Raramente paramos para perceber nossas qualidades e potenciais e na grande maioria das vezes tendemos a perceber as falhas nas pessoas em geral.
Cada um é um ser único com suas qualidades e dificuldades, mas é isso que faz com que cada um faça a diferença.
- Dizer que como hoje nosso enfoque é em qualidades, entregar uma plaquinha ou fita a cada um do grupo. Dizer que faremos o que a professora propôs aos seus alunos. Cada qual deverá escolher um membro do grupo e entregar-lhe a plaquinha recebida, explicando porque essa pessoa faz a diferença. (Esse exercício deve ser feito um de cada vez de forma que todos possam ouvir e participar.)
OBS: Geralmente, o grupo se empolga e todos acabam trocando qualidades entre si. Esse é o momento para gerar maior entrosamento e desenvolver a auto-estima individual e entrosamento grupal.
DISCUSSÃO:
Quando todos tiverem terminado de explanar as qualidades uns dos outros perguntar:
- Como estão se sentindo?
- Gostaram da atividade?
- Acham que é importante nos focarmos mais nas qualidades que nos defeitos? Isso facilita os relacionamentos?
REFLEXÃO:
Concluir que precisamos nos voltar para as qualidades tanto nossas quanto das pessoas de nosso convívio, pois só assim poderemos nos relacionar melhor. Com isso não estamos deixando de perceber as dificuldades e defeitos, tanto em nós como nos outros, mas quando as pessoas se sentem reconhecidas e os laços de afeto são fortalecidos a maioria das pessoas tende a se esforçar para dar o melhor de si e com isso minimizar seus defeitos e dificuldades.
ENCERRAMENTO:
Se o grupo estiver mais fortalecido e energizado com a atividade pedir para que todos se levantem e se abracem para que a união do grupo seja consolidada.
O facilitador pode entregar mais uma plaquinha ou fita para cada um do grupo e pedir para que entregue para algum familiar ou amigo.
O INSTRUTOR/FACILITADOR PRECISA ESTAR ATENTO PARA:
- O grupo se envolveu na atividade?
- Incentivar o grupo para que troquem as qualidades entre si, promovendo a integração do grupo.
OBS: Não esqueça a estória está abaixo.
Tive a idéia de “bolar” essa atividade quando recebi por e-mail a estória em questão. Fiz algumas adaptações. Não sei a autoria dela.

Você tem alguma sugestão para aperfeiçoar essa dinâmica.
Faça um comentário ou mande um e-mail:
Lilian
Conheça e adquira, nosso Livro Digital - Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com grupos: www.dinamicaspassoapasso.com.br
www.dinamicaspassoapasso.com.br
Acesse também: www.centrodenumerologia.com.br
                             
www.centrodenumerologia.blogspot.com

 

Estória - "Quem Eu Sou Faz a Diferença"

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença.
Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter na comunidade.
Deu para cada um dos alunos mais três fitas azuis com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente, que faziam a diferença. Que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao final de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:
“Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também pudesse homenagear outra pessoa, e assim manter este processo vivo. Pediu: “Depois, por favor, me conte o que aconteceu.”
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.
O chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: “Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.” E explicou
sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele, dizendo:
-“A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que
Quem Eu Sou Faz a Diferença. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você... Gostaria de homenageá-lo. Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. Às vezes grito por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer-lhe  que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!”
Surpreso o garoto respondeu.
-“Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido ir embora e lhes pedindo perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo.”
Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.
O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a
isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe.
A consequência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença!

42 comentários:

  1. essa dinamica é maravilhosa........

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Continue nos seguindo. Mais novidades virão.
    Se preferir mande seu e-mail para dinamicaspassoapasso@gmail.com, assimpoderemos mandar um aviso das novas diâmicas.
    Abraços,
    Lilian Bendilatti
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Acesse també: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. amei esta dinâmica, vou fazer com minha turma no dia da mulher aqui na cidade de Mauá 08/03/12, só vou acrescentar uma música do Diante do Trono "VOCÊ É LINDA DEMAIS" bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos comentário e sugestão.
      Continue nos seguindo.
      Abraços,
      Lilian Bendilatti
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Acesse també: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Obrigada por partilhar as suas dinâmicas..são fantásticas: ) Esta em particular foi um sucesso num grupo de psicoterapia em portugal:) Parabéns e Obrigada. Beijos

      Excluir
    3. Que bom!
      Se quiser pode mandar seu e-mail para cadastro a fim de receber em primeira mão as novidades.
      Se puder se cadastar como seguidor do blog, ajudaria a fortalecê-lo.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  4. Amanhã vou trabalhar pela primeira vez com uma turma de jovens e adultos na penitenciária de minha cidade. Essa dinâmica encaixou perfeitamente para esse momento. Adorei.....
    Abraços, Juliana Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário. Que bom que gostou!
      Depois conte como foi.

      Abraços,

      Lilian Bendilatti
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Acesse também: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Farei essa dinâmica amanhã em uma reunião com mães, que será realizada em São Vicente, Humaitá, na paróquia Beato José de Anchieta, faço parte da Pastoral da Criança.

      Excluir
  5. Parabêns essa dinâmica é ótima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Inscreva-se no blog. Sempre temos novidades.
      Abraço,
      Lilian Bendilatti
      www.dinamicaspassopasso.blogspot.com
      Acesse, também: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  6. fiz essa dinâmica e foi um sucesso!!!! Grande idéia!!!

    ResponderExcluir
  7. Gal, boa tarde!
    Que ótimo! Cadastre-se como nossa seguidora para ficar por dentro de nossas novidades e dinâmicas.

    Abraços,

    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Acesse, também: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Cadastre-se como membro para receber as novidades!
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja,tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  9. Farei essa dinâmica amanhã em uma reunião com mães, que será realizada em São Vicente, Humaitá, na paróquia Beato José de Anchieta, faço parte da Pastoral da Criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Depois conte como foi!!!
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja,tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  10. Adorei essa dinâmica! Muito linda parabéns!
    Você pode me avisar quando tiver mais dinâmicas? Meu e mail é:
    anejhuli@hotmail.com
    OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá que bom que gostou.
    Já cadastrei seu e-amil para te informar de todas as novidades!!
    Cadastre-se,também, como seguidora de nosso blog para estar sempre informada.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Conheça, também nosso site e blog de numerologia www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que a paz se nosso Senhoe te abençoe por essa inspiraçao gostei muito da dinamica parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Cadastre-se como seguidor de nosso blog para estar sempre por dentro das novidades.
      Amor e paz para você!
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Conheça, também nosso site e blog de numerologia www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  13. voces podem m avisar quando tiver novas dinamicas essa é excelente.parabens meu imail torneiropimentel@gamil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que gostou! Seu e-mail já foi cadastrado para receber nossas novidades em primeira mão.
      Cadastre-se,também, como seguidor de nosso blog para estar sempre informado.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Conheça, também nosso site e blog de numerologia www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  14. A dinâmica é boa mas, você escreveu " Estória" quando deveria escrever HISTÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  15. 0lá! Realmente eu também já tive esta dúvida. Mas pesquisando ví que não existe mais essa diferenciação. Atualmente se escreve estória, principalmente para situação cmo essa. Verifique, também.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Achei muito interessante esta dinâmica, vai ajudar-me muito, irei trabalhar com um grupo de mulheres que estão necessitando melhorar a auto-estima. Estou encaminhando meu endereço para que eu possa ter mais facilmente acesso as novas publicações. Adorei, muito obrigada Abraço, Luiz.
    Meu endereço: acadebemestar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Luiz, bom dia!
    Que bom!! Foi essa minha intenção quando criei esse blog.
    Seu e-mail já foi cadastrado para receber nossas novidades em primeira mão.
    Cadastre-se,também, como seguidor de nosso blog para estar sempre informado e para ajudar a divulgar o blog.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Conheça, também nosso site e blog de numerologia www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante essa dinâmica.Irei trabalhar com uma turma nova hoje e escolhi essa.Obrigada.Meu e-mail para cadastro é: msrg.2006@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Que bom que gostou.
    Seu e-mail já foi cadastrado para receber nossas novidades.
    IMPORTANTE: Essa dinâmica surte´efeito, no que tange a coesão grupal, se o grupo já estiver junto a um tempo e portanto se conhecer melhor.
    Cadastre-se,também, como seguidor(a) de nosso blog para estar sempre informado(a) e para ajudar a divulgar o blog.
    Abraço,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Conheça, também nosso site e blog de numerologia www.centrodenumerologia.com.br
    www.centrodenumerologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. iniciarei com uma turma de alunos que precisam melhorar sua auto- estima e acho que esta atividade vai me ajudar! muito obrigada, meu email é cambie2007@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Já cadastramos seu e-mail para envio de nossas noviades.
      Se puder se cadastrar como seguidor, ajudaria a fortalecer o blog.
      Estamos à disposição.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  21. Parabéns por disponibilizar esse lindo trabalho. Gostaria de saber como faço para fazer o cadastro e receber novas publicações.
    Att,

    Iza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza, que bacana! Obrigada!
      Mande seu e-mail para que cadastremos em nosso mailling. Se prefereir mandar por e-mail: dinamicaspassoapasso@gmail.com
      Se puder se cadastrar como seguidora,também, ajudaria a fortalecer o blog.
      Estamos à disposição.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
      www.centrodenumerologia.blogspot.com

      Excluir
  22. Gostei muito da dinâmica e estou querendo usa-la em um grupo de 3ª idade, porém tive uma dúvida. Quando entregar as fitas a cada membro do grupo e falar para escolher um outro dizendo sua qualidade, posso instruir que não escolham uma pessoa que já recebeu a fita? Temo que alguns recebam mais de uma fita e que outros não recebam nenhuma e assim a auto-estima pode baixar não alcançando o objetivo da dinâmica. O que você acha? Obrigada! Taís Boaventura
    Meu e-mail: taispsy@oi.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Taís. Boa obsevação. Acredito que é uma boa alternativa. Assim todos têm oportunidade de receber uma qualidade.
    Muito obrigada pela ajuda.
    Já cadastramos seu e-mail para receber em primeira mão nossas novidades. Se quiser ajudar a fortalecer o blog, cadastre-se como seguidora.
    Abraços,
    Lilian
    www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
    Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. Que bom!
      Se quiser receber em primeira mão nossas novidades envie seu e-mail para cadastro.
      e quiser ajudar a fortalecer o blog, cadastre-se como seguidora.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
  25. Eu trabalho com adolescentes que cometeram infração menos grave. Se alguém tiver idéa de alguma atividade que sirva para a elevação da autoestima deste perfil, por favor, me dê a dica.
    Vou aproveitar essa dica. Não vai ser fácil porque são resistentes a cooperar. Muito obriagada. teresaisabel2007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, em nosso blog há outras dinâmicas que tem como objetivo melhorar a auto-estima como por expl:
      Exercício da Qualidade: http://dinamicaspassoapasso.blogspot.com.br/2011/02/exercicio-da-q-ualidade-participantes.html
      Essa é uma dinâmica mais "light" que pode ajudar o grupo a se fortalecer.
      Mas, antes de tudo é preciso que você consiga trazer o grupo para si, senão nenhuma atividade que usar surtirá os efeitos desejados.
      Muitas pessoas acham que quando assumimos um grupo, já temos que começar com atividades visando resultados, etc. Considero que é preciso dar um tempo para conhecer o grupo e que ele para que ele adquira confiança em nós. Adolescentes já são mais difíceis de se abrirem, além do mais em situação como essa. Aconselho que dedique algum tempo para conversar com eles, primeiro tentando aprofundar os laços afetivos e de confiança. Só a partir daí verificar que conteúdos interessam a eles e assim "bolar" atividades. O segredo da condução adequada de um grupo é ter paciência e se colocar de forma disponível para captar as necessidades individuais e grupais, sem idéias pré concebidas e julgamentos.
      Espero ter contribuído.
      Abraços,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir
  26. Você contribuiu muito. Suas dicas são muito ricas. Vou aproveitá-las. Muito obrigada pela sua atenção. Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Adorei a dinâmica, vou trabalhar com um grupo de idosos na minha cidade. Abraços
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robera, que bom que gostou!
      Depois conte os resultados que obteve.
      Se quiser se cadastar em nosso mailing envie seu e-mail para dinamicas@dinamicaspassoapasso.com.br para receber em primeira mão nossas novidades.
      Se quiser ajudar no fortalecimento do blog, por favor cadastre-se como seguidora.
      Estamos à disposição.
      Abraço,
      Lilian
      www.dinamicaspassoapasso.com.br
      Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br

      Excluir

Deixe seu comentário.

Postagens populares