terça-feira, 19 de março de 2013

Gestão de Conflitos e Clima Organizacional - Pergunta de Internauta

Olá, vcs poderiam me explicar alguma dinâmica de grupo para gestão de conflitos nas organizações?

Att,
 
G.
Boa tarde!
Explique melhor seu objetivo. Quais os problemas que estão aparecendo? Que conteúdos quer trabalhar? Como é a população. É um grupo de uma empresa? Se conhecem a bastante tempo?
Quantas pessoas são? Nível de escolaridade? Idade?, etc. Sabe o que está gerando conflitos?
No aguardo.
Abraços,
Lilian
 Olá, é para um curso de formação de instrutores onde  trabalho. Fiquei com o tema gestão de conflito e é uma aula tipo laboratório para aprendermos a aplicar dinâmica de grupo.
O público é de pessoas com nível superior. São 18 pessoas (faixa etária de 30-56 anos) e o grupo já interage de maneira significativa.
Obrigada pela atenção.
Att,   Para trabalhar esse tema você pode seguir duas frentes.
1- Fazer com que os conflitos apareçam e lidar com eles.
2- Melhorar o clima do grupo, sem mexer nos conflitos, propriamente ditos.
É uma questão de avaliar como o grupo está e quais suas necessidades.
Para a Primeira opção:
- Você pode usar uma dinâmica que os participantes se dispõe em circulo e cada um diz ao outro o que percebe dele. Sem poder retrucar, até que todos tenham dado sua opinião e acabe a rodada. Pode fazer uma pergunta mais dirigida para o assunto que quer tratar, Por expl.: O fulano de tal contribui para haver conflitos no grupo porque tem determinada característica ou quando age de determinada forma... Importante, todos dão sua opinião, uns para os outros. Está é uma dinâmica que requer muito domínio do grupo pelo facilitador e habilidade para lidar com os conflitos que aparecerem. A base para as conclusões nessa dinâmica é que se a maioria das pessoas vê uma característica negativa em alguém, ou uma atitude ou maneira de ser que gera conflito, o facilitador deve apontar isso para a pessoa. Para que não sejam só atribuídas críticas sem solução, ao término de todas as opiniões sobre todos os membros do grupo é preciso dar um tempo cada uma das pessoas colocar seu ponto de vista sobre o que todos falaram a respeito dela. Após esta etapa é pedido para que o grupo proponha maneiras de amenizar esse comportamento da pessoa ou sua forma de agir, para que juntos possam achar uma melhor maneira de resolver o conflito. É muito importante essa última parte pois esse exercício não pode ser encarado como uma maneira de expor as pessoas sem que haja uma vontade de ajudar. Para que seja mais fundamentado é melhor apresentar a teoria da Janela de Johari, antes, explicando as várias áreas de nosso grau de autoconhecimento. Explico essa teoria na próxima dinâmica que vou propor para você que é Trocando Impressões.
Deve ficar claro que para usar essa dinâmica é preciso de tempo, por volta de 3 horas, para esse número de pessoas.
- Outra dinâmica que pode ser utilizada é a Trocando Impressões que já está descrita em meu blog. Você pode adaptar os dizeres das cartelas por situações que possam estar ocorrendo no grupo e gerando conflito e comportamentos que ajudam na harmonia do grupo. Esta é uma dinâmica bem mais leve e fácil de aplicar, onde as pessoas não são tão expostas e ainda podem receber comentários e avaliações positivas.
Para a Segunda Opção:
Você pode usar a Dinâmica Quem eu sou, faz a diferença , que também está descrita no blog. Essa dinâmica tem o objetivo de melhorar o clima do grupo, sem ter que expor os conflitos. Pode dar certo, pois as pessoas podem reconhecer qualidades e modos de agir que não percebiam antes em si mesmas e por isso mudar sua atitude no grupo.
Há várias outras opções, veja em algumas perguntas que já respondi no blog e terá mais alternativas.
Espero ter podido ajudar.
Abraços,
Lilian
www. dinamicaspassoapasso.blogspot.com
Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br w
www.centrodenumerologia.blogspot.com

Muito obrigada, adorei as dicas!
Att,
  G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares