segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Importância de Obter um Produto/Resultado proveniente das Técnicas Aplicadas a Grupos.

Hoje vamos abordar sobre como obter resultados quando usamos uma dinâmica com um grupo ou trabalhamos uma história ou vídeo. Pensamos em abordar esse assunto como continuação de nosso artigo sobre Dinâmicas de Grupos são Eficazes? , pois a validade das técnicas e dinâmicas utilizadas é geralmente, questionada e até muitos acham que estas técnicas são inválidas e manipuladoras. Novamente afirmamos que o uso indiscriminado dessas técnicas por pessoas nem sempre habilitadas pode causar esses efeitos.
Nesse artigo vamos nos ater, primordialmente, a técnicas e dinâmicas que visam trabalhar, comportamentos e atitudes, já que esses aspectos são mais difíceis de serem mensurados e, por conseguinte, fica mais difícil medir os resultados alcançados. Por isso, somos favoráveis a sempre buscar um produto como resultado, final ou parcial, quando usamos uma técnica que vise uma mudança comportamental e de atitude. As pessoas que vêm nos acompanhando devem ter percebido que a maior parte das vezes, sugerimos que no final da atividade seja elaborado um plano para que o grupo melhore seu relacionamento, que proponha ações para proporcionar a mudança desejada, etc. Outras possibilidades de obter um produto como resultado da atividade é montar uma peça de teatro, um vídeo, um texto que abranja o conteúdo abordado, uma poesia, uma carta de intenção do grupo ou de cada participante com as ações e resultados que espera alcançar, etc. No caso da carta de intenção pessoal, essa pode ser privativa, porém sempre há necessidade de enfatizar que cada um deve voltar a ela e avaliar o resultado alcançado. Aí vai da criatividade do grupo e do facilitador.
Vale ressaltar que quando propomos que seja gerado um produto da atividade, os aspectos que não são palpáveis tende a se tornar mais concretos o que ajuda em muito na produção de mudanças efetivas.
É importante, salientar, também, que o produto e consequentemente os resultados devem ser acompanhados e avaliados de tempos em tempos para que sejam feitos os ajustes necessários ou até que se proponham novas ações ou técnicas para obtenção de novos produtos/resultados.
Pela nossa experiência essas medidas têm surtido grande efeito nos grupos e nas pessoas que participam deles, além de ser uma ótima maneira de manter a coesão do grupo e consequente interesse no aprimoramento pessoal e grupal.
Esse processo, também pode ser usado como acompanhamento diagnóstico para perceber as necessidades de um grupo e com isso gerar propostas para trabalhar essas necessidades.
Você tem se preocupado com esses aspectos? Conte sua experiência.

Você quer ter dinâmicas e Técnicas ao alcance de sua mão? Conheça e adquira nossa Apostila: Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br
Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
Lilian Bendilatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares