segunda-feira, 18 de novembro de 2013

TÉCNICA PARA REFORÇO DO ENTROSAMENTO E LAÇOS AFETIVOS DO GRUPO


Caixa de Elogios – O Anjo da Guarda
 
OBJETIVO: Reforçar a autoestima individual e do grupo.
                   Aumento dos laços afetivos e entrosamento do grupo.
PARTICIPANTES: até 30 pessoas.
TEMPO: de 1h a 1h30 para a confecção da caixa e instruções preliminares. A técnica pode ser usada por um período de 3 a 6 meses.
MATERIAL: 1 Caixa de sapato, canetas e lápis coloridos, cola, adesivos, papéis crepom e laminados de várias cores, fitas,  filipetas para que se deixem os recados e quaisquer outros materiais para serem usados na personalização da caixa.
DESCRIÇÃO: O coordenador explica ao grupo que fará uma atividade para aproximar mais e fortalecer o grupo.
DESENVOLVIMENTO:
1-    O facilitador explica ao grupo que farão uma atividade parecida com: “Amigo Secreto” e que esta terá a duração de ---- meses, iniciando hoje.
2-    Dizer que a atividade consiste em que cada pessoa do grupo sorteie um colega para ser seu “Anjo da Guarda”. O “anjo” será responsável por colocar um bilhete, toda semana, com um elogio, uma observação positiva, uma palavra de estímulo, etc., ao seu protegido. E que ao final do período esse “anjo” se revelará para seu protegido.
3-    Explicar que já escreveu o nome de todos os participantes do grupo em pedaços de papel e os colocou na caixa de sapato para que seja feito o sorteio. Salientar que ninguém pode pegar seu próprio nome. Repetir o sorteio até que todos tenham pego um nome diferente do seu. Frisar que o ”anjo” só será revelado em --- meses em tal data.
4- Dizer, ao final do sorteio, que cada um deve memorizar o nome da pessoa da qual irá ser o “anjo da guarda” e que não deverá revelar o seu verdadeiro nome. As mensagens deverão ser anônimas ou assinadas por um pseudônimo e dobradas todas da mesma maneira com o nome do destinatário na frente do bilhete.
5- Dizer que agora poderão personalizar a caixa de sapato que servirá para armazenar as mensagens semanais de cada “anjo” para seu protegido. Estabelecer 20 minutos para essa atividade e deixar disponível o material que já reservou para esse fim, que está descrito no item material necessário, acima.
6- Após terem feito a personalização da caixa, distribuir os pedaços de papel (filipetas) e canetas para que já escrevam a primeira mensagem e a depositem na caixa.
7- Quando todos tiverem terminado de escrever suas mensagens guardar a caixa e explicar que poderão lê-las na próxima semana. Pedir para o grupo traga outra mensagem, já pronta, na semana seguinte para ser colocada, novamente na caixa, depois que estas forem lidas.
8- No dia marcado para abertura da caixa deixar que cada um pegue o seu bilhete que foi depositado na semana anterior e o leia. (Estabeleça 5 minutos para essa atividade).
OBS: Os novos bilhetes deverão ser depositados na caixa, novamente, e lidos na próxima semana. E assim sucessivamente.
9- Ao final do período estabelecido deve-se reservar um período de aproximadamente 30 minutos para que haja a revelação dos ”anjos”. Nesse momento pode até haver uma festinha de confraternização.

OBS: Esta é uma atividade que ajuda muito o grupo a se entrosar e trás bastante comprometimento, motivação e participação dos integrantes do grupo nas tarefas propostas.
O facilitador precisa sempre observar a reação dos membros do grupo e perceber se existe alguém ficando sem bilhetes ou recebendo mensagens que não estão de acordo com as regras. Se isso acontecer, precisa investir e buscar que o grupo se atenha ao que foi combinado.
 
Essa é releitura da dinâmica “Anjo da Guarda” de autoria desconhecida. Se alguém souber a autoria nos avise para darmos os créditos.

Você tem alguma sugestão para aperfeiçoar essa dinâmica.
Faça um comentário ou mande um e-mail:
dinamicas@dinamicaspassoapasso.com.br
Lilian Bendilatti
http://www.dinamicaspassoapasso.com.br
Acesse também: www.centrodenumerologia.com.br
                             
www.centrodenumerologia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares