Obs: Essa atividade é utilizada como
aquecimento e para enriquecer uma discussão sobre um tema. Também, melhora
muito o grau de envolvimento na discussão e pode ser usada para discutir temas
variados.
OBJETIVOS:
1.Aquecer o grupo para discussão de um tema específico.
1.Aquecer o grupo para discussão de um tema específico.
2.Estimular
a participação de todos os participantes, evitar interrupções e conversas
paralelas, melhorar a capacidade de síntese e aproveitamento do tempo e
oportunidades.
PARTICIPANTES: até 15
pessoas
TEMPO: 15’ (varia de
acordo com a
quantidade de participantes. Essa estimativa de tempo contempla apenas a atividade de aquecimento,
não a discussão do tema em si).
MATERIAL:
- Cronômetro, preferencialmente os usados em cozinha para preparação de alimentos ou um que tenha um alarme alto e perceptível.
- Cronômetro, preferencialmente os usados em cozinha para preparação de alimentos ou um que tenha um alarme alto e perceptível.
DESCRIÇÃO: O coordenador explica ao grupo
que fará uma atividade para exercitar suas habilidades de argumentação.
DESENVOLVIMENTO:
1.O facilitador pede para que o grupo se disponha
em circulo e coloca o cronometro em lugar visível, por exemplo em 1 cadeira a
sua frente de modo que fique dentro do círculo.
2.Apresenta o tema a ser discutido pelo grupo e diz que com base nesse tema
cada participante deverá contar uma experiência ou o que entende sobre ele ou
apresentar dúvidas que tem sobre esse tema, etc.. Porém, diz que existem algumas regras a serem
seguidas:
.Cada participante terá apenas 30 segundos para
fazer sua exposição.
.Ninguém, em hipótese alguma, pode ultrapassar o
tempo estipulado. Se a pessoa não terminou sua exposição deve parar no ponto em
que estava.
.Enquanto cada um está usando seus 30 segundos, não
pode ser interrompido, portanto, todos os outros membros do grupo devem manter-se
em silêncio.
.Se a pessoa que está falando
terminar antes do tempo, todos devem manter-se em silêncio até o final deste
tempo, esperando o
soar do alarme.
2.O facilitador se certifica que todos entenderam
as regras e inicia então a atividade, indicando ou solicitando voluntários e
marcando os 30”.
Nota: Muitos irão interromper, fazer
perguntas, conversar, etc., mas cabe ao facilitador não permitir que isso
aconteça, atuando de modo sutil para não prejudicar o andamento da atividade.
3.Após todos terem exposto seus
argumentos, dúvidas ou experiências, iniciar a discussão.
Nota: É importante que o que foi
levantado sobre o tema seja listado na lousa ou quadro, durante as exposições.
Se o facilitador estiver sozinho, pode pedir um voluntário do grupo para que
execute essa tarefa.
DISCUSSÃO:
Diz ao
grupo que irão discutir primeiro a atividade em si, depois irão retornar para a
discussão do tema.
Discussão
sobre a atividade em si.
Perguntar:
. O que
acharam da atividade?
. Que
dificuldades encontraram? Irão aparecer respostas como:
- Fiquei
muito ansioso e acabei por falar muito rápido e sobrou tempo.
- O tempo
é muito pequeno para fazer essa exposição. Se tivesse mais tempo seria melhor, etc.
- O que
aconteceu? Existiram pessoas que extrapolaram o tempo? Que terminaram muito
antes? Que não conseguiram se conter e mantiveram conversas paralelas ou
interromperam a pessoa que estava falando?
Conclusões
da atividade:
Concluir
com o grupo que:
.Geralmente
as pessoas terminam antes do tempo e dizem depois que precisavam de mais tempo,
pois não tem o sentido e a percepção real do tempo, ou por se sentirem
ansiosas, ou afobadas, etc.
.Por sermos
curiosos e impulsivos, tendemos a não nos conter, interrompendo a pessoa, ou
mantendo conversas paralelas.
.Que
tendemos a não aproveitar, adequadamente o tempo que nos é dado, ou por falta
de planejamento e estratégia ou por pura ansiedade. Ou até mesmo por não buscar
ocupar os “espaços” e oportunidades que nos aparecem ou são oferecidos, por
achar que não somos capazes, ou não merecermos, ou não termos as habilidades
que são requeridas, etc.
.Que o
planejamento e parar para pensar no assunto nos ajuda a sermos mais concisos,
sintéticos, claros e objetivos.
.Que,
muitas vezes, não temos o hábito, paciência e respeito necessário para ouvir.
Discussão sobre o tema:
Após o
término da discussão da atividade de aquecimento, partir para a discussão do
tema, utilizando-se de recursos e técnicas para tal.
Obs: É importante ressaltar que essa
técnica ajuda muito a melhorar a participação do grupo e enriquece a discussão,
pois podem ser utilizados os comentários, dúvidas e exemplos levantados na fase
do aquecimento, que todos deram como contribuição.
Você quer ter dinâmicas e
Técnicas ao alcance de sua mão? Conheça e adquira nossa Apostila: Dinâmicas e
Técnicas para Trabalhar com grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br
Lilian Bendilatti
Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.