OBJETIVO:
1- Reforçar
a coesão grupal, ajuda mútua, empatia e cooperação entre os membros do grupo.
2-
Reconhecer outros pontos de vista e outras maneiras de resolver problemas.
PARTICIPANTES: até 15
pessoas
TEMPO: 1h e 30’
MATERIAL: Filipetas
de Papel sulfite, lápis ou caneta,
caixa de papelão ou um saquinho de pano ou papel.
DESCRIÇÃO: O
facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade onde poderão analisar
de forma mais profunda eventuais dificuldades pelas quais estão passando e
analisar maneiras para amenizá-las.
Obs.:
Previamente o facilitador deve providenciar filipetas de papel sulfite do mesmo
tamanho e formato em quantidade suficiente para serem distribuídas a cada membro do grupo.
1-Inicia distribuindo uma
filipeta e um lápis ou caneta para cada membro do grupo.
2-Começa, então, dizendo ao grupo
para pensarem em um problema ou dificuldade pelo qual estão passando e descreverem
na filipeta que lhes foi entregue. Ressaltar que a letra deve ser
preferencialmente de forma de modo que não se saiba a autoria da
dificuldade/problema.
3-Após todos terem terminado, o
facilitador pede que cada um dobre sua filipeta em quatro (demonstra como
dobrar) e pede que as depositem na caixa ou saquinho.
4-Após recolher todas as
filipetas o facilitador sacode a caixa ou saquinho para embaralhar bem as
filipetas e explica ao grupo que agora cada membro do grupo irá pegar,
aleatoriamente, uma filipeta contendo a descrição de um problema ou dificuldade
e que, após lê-la e entende-la, se colocará na posição da pessoa que descreveu
o problema e tentará propor uma solução ou maneira de minimizar uma dificuldade.
Por expl.: Uma pessoa pega uma filipeta onde está descrita a seguinte
dificuldade. Sou tímida e não consigo me relacionar com as pessoas e por
isso elas me acham arrogante. Então a pessoa que pegou aleatoriamente essa
questão vai se posicionar como se ela própria tivesse descrito essa dificuldade
e buscar sugestões e maneiras de minimiza-lo.
Obs: Após essa
pessoa dar sua sugestão o facilitador pode abrir para o grupo dar sugestões,
também, promovendo assim maior integração e participação de todos.
5-Quando tiverem sido esgotadas
as sugestões referentes a primeira filipeta, o facilitador passa a caixa para a
pessoa seguinte para que do mesmo modo leia a filipeta pega agora e de sua
contribuição.
Esse processo é repetido até que
todos tenham tido oportunidade de pegar uma filipeta e propor as sugestões.
DISCUSSÃO:
Ao final do exercício o facilitador pergunta ao
grupo:
-Como se
sentiram ao descrever seus problemas?
-Como se sentiram ao se colocar no lugar de outra pessoa e tentar dar sugestões? Conseguiram fazer isso? Se não quais as dificuldades que sentiram para tal?
-Como se sentiram quando os seus problemas foram abordados por outra pessoa? Conseguiram ver a dificuldade/ problema de outra forma?
-De modo geral as pessoas que ficaram responsáveis por dar sugestões e formas de minimizar os problemas/ dificuldades, conseguiram entender verdadeiramente o que estava sendo colocado?
-Como se sentiram ao se colocar no lugar de outra pessoa e tentar dar sugestões? Conseguiram fazer isso? Se não quais as dificuldades que sentiram para tal?
-Como se sentiram quando os seus problemas foram abordados por outra pessoa? Conseguiram ver a dificuldade/ problema de outra forma?
-De modo geral as pessoas que ficaram responsáveis por dar sugestões e formas de minimizar os problemas/ dificuldades, conseguiram entender verdadeiramente o que estava sendo colocado?
-Acharam
que o exercício foi produtivo para clarear melhor os problemas/dificuldades?
-As
sugestões contribuíram para ajudar a cada um a minimizar seus
problemas/dificuldades?
-Todos se
sentiram acolhidos e respeitados pelo grupo?
CONCLUSÃO;
Enfatizar que não é
tão simples nos colocarmos no lugar do outro para entender suas dificuldades e
problemas. Mesmo por que, muitas vezes, nem paramos para escutar e muito menos
entender as razões deles.
Que somos diferentes
e que cada um tem suas potencialidades e dificuldades e que cabe a todos ter
respeito e aceitação dessas diferenças, tentando ajudar uns aos outros.
Outro aspecto
importante é que quando nos distanciamos mais do problema/dificuldade, tendemos
a ter uma visão mais clara e objetiva dele e assim ver novas maneiras de lidar
com eles.
OBSERVAÇÕES
Esta
dinâmica exige que o grupo já tenha atingido maturidade suficiente em
termos de respeito mútuo e aceitação das diferenças. Caso o facilitador perceba
desrespeito entre os membros do grupo deve atuar para que seja restabelecido o
clima de aceitação e união.
Os membros do grupo já devem
conhecer-se uns aos outros relativamente bem. A dinâmica deve ser gerida com
cuidado pelo facilitador de modo a superar eventuais conflitos e mal
entendidos.
Releitura da Dinâmica de mesmo
nome. Caso alguém conheça a autoria da dinâmica, por favor, informar para atribuirmos
os créditos de autoria.
Lilian Bendilatti
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