Jogo das Pernas
OBJETIVO:
1-Treinar
a argumentação e maneiras de se comunicar de forma clara e objetiva
2-Reconhecer
as estratégias necessárias para desenvolver uma boa argumentação.
PARTICIPANTES: até 15 pessoas
TEMPO: 1h e 30’
MATERIAL:
Envelope
com cartão com imagem de pernas, lousa ou quadro branco.
DESCRIÇÃO: O
facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade para exercitar a
capacidade de comunicação interpessoal e argumentação.
DESENVOLVIMENTO:
1-O facilitador
escolhe 3 participantes do grupo ou solicita 3 voluntários, sendo: 2 vendedores
e um comprador.
O restante do grupo
irá atuar como observadores.
Sai então da sala,
com um dos vendedores e explica que o produto que este vendedor irá vender são
pernas (mostrar o envelope com o cartão da imagem das pernas). Explica que o
vendedor irá entrar na sala e não pode dizer a ninguém qual é o produto que
está vendendo e principalmente, não pode dizer ao comprador qual é o produto. E
que terá 3 minutos para realizar a venda.
2-O facilitador,
então chama para fora da sala o outro vendedor e dá as mesmas instruções.
3-Assim que entra na
sala dispõe o vendedor e comprador em duas cadeiras, com mesa ou não entre
eles, e diz ao comprador que: Dois vendedores vão tentar realizar uma venda e
cabe a ele dizer se compra ou não o produto dos dois, de um deles, ou de
nenhum, de acordo com seu convencimento ou não de que esse produto é
interessante para ele adquirir.
4-O facilitador pede
então, para o primeiro vendedor iniciar sua venda e enfatiza que ele terá 3
minutos para isso. Ao final do tempo o facilitador interrompe a simulação e
pergunta ao comprador se ele compraria o produto que o vendedor estava vendendo
a ele e por que, compraria ou não? (Anote no quadro ou na lousa as
justificativas do comprador).
5-Em seguida o
facilitador pede para que o outro vendedor inicie o processo de venda. Ao final
dos 3 minutos interrompe o processo e faz a mesma pergunta ao comprador. Se ele
compraria o produto e por que? (Anote no quadro ou na lousa as justificativas
do comprador).
Quando as duas
simulações tiverem terminado, o facilitador pede para que o grupo se disponha
em semicírculo e inicia a discussão.
DISCUSSÃO:
Perguntar:
1- Como cada vendedor se sentiu durante a atividade? E o comprador?
2- Perguntar ao
comprador o que acha que os vendedores estavam vendendo. Fazer a mesma pergunta
ao grupo que ficou observando.
3-O facilitador
mostra para o grupo todo qual era o produto a ser vendido e pergunta:
-Conseguiram perceber
o que estava sendo vendido?
-Se não, o que
dificultou?
-Deu para perceber
que os dois vendedores estavam vendendo o mesmo produto?
-O que fez com que um
produto fosse comprado ou não. Ou se nenhum foi comprado, quais os motivos?(listar
no quadro)
-Que técnicas de
abordagem e argumentação foram usadas pelos vendedores? Eles conseguiram
envolver e gerar interesse no comprador?(listar no quadro).
Eles apresentaram
vantagens do produto para que o comprador se interessa-se em compra-lo, ou
apenas descreveram suas características?
Levar o grupo a
perceber que as pessoas são convencidas por benefícios, vantagens e
necessidades atendidas, não apenas por descrições de características do produto.
Levar o grupo a perceber que uma boa argumentação requer que sejamos claros,
objetivos, despertemos interesse e envolvimento e curiosidade por parte de
nosso interlocutor. Nossa linguagem precisa ser acessível, precisamos nos colocar
disponíveis para responder perguntas, dúvidas, ouvir e perceber as necessidades
e interesses da pessoa com quem está
dialogando, argumentando, vendendo, etc. Usar as vária formas de expor sua
mensagem, como: gestos, desenhos, exemplos, explicações. Respeitar o outro e
suas possíveis deficiências. Ser empático. Reconhecer suas próprias limitações
enquanto comunicador e buscar alternativas para minimizá-las.
CONCLUSÃO;
No caso usamos um
exemplo de vendas, mas para todas as ocasiões em que estamos em um processo de
negociação é preciso que tenhamos em mente que precisamos passar ao nosso
interlocutor as vantagens e benefícios e atender às necessidades que cada
situação, produto ou serviço pode oferecer às pessoas envolvidas no processo.
Propiciando uma sensação de ganho e satisfação para todas as partes.
Lilian Bendilatti
Você quer ter dinâmicas e
Técnicas ao alcance de sua mão? Conheça e adquira nossa Apostila: Dinâmicas e
Técnicas para Trabalhar com grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br
Veja, tb:
www.centrodenumerologia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.