LEVANTAMENTO DE EXPECTATIVAS, REFORÇO DA COESÃO E UNIÃO GRUPAL/ DESENVOLVIMENTO DE
COMPROMETIMENTO COM AS TAREFAS E ATIVIDADES
OBJETIVO:
1-Propiciar
momento de Reflexão sobre atividades, temas e desempenho individual no semestre
passado.
2-
Levantar expectativas e comprometimento do grupo para as atividades do novo
semestre ou próximo período de atividades.
PARTICIPANTES: até 25 pessoas, aproximadamente.
TEMPO: de 1h30’, aproximadamente. (Varia de acordo com o
tamanho e envolvimento do grupo).
MATERIAL: Folha de Trabalho
– Avaliação e Expectativas para o próximo Período, Lápis, caneta e quadro
branco.
DESCRIÇÃO: O facilitador
explica ao grupo que farão uma atividade para avaliar as atividades passadas e
sugerir e planejar novas para o período que está iniciando.
DESENVOLVIMENTO:
1- O facilitador entrega a cada participante do grupo uma folha de trabalho (modelo, abaixo) e
explica que devem responder, individualmente, as questões. Diz que quanto mais sinceras
forem as respostas mais ajudarão o grupo a aperfeiçoar suas estratégias de
ação, planejamento das atividades e interesses e ainda tenderão reforçar cada
vez mais a coesão do grupo.
Estabelece 15’
para essa atividade.
FOLHA DE TRABALHO –
AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS
Quanto ao período que passou em
relação às atividades/ planejamento e conteúdo?
Como foram as atividades de modo geral?
|
O que não foi adequado em termos de
planejamento/ conteúdo, etc.
|
O que foi bom e precisa preservar?
|
Com o que você contribuiu?
|
O que acha que foi falho e precisa melhorar?
|
Os resultados obtidos foram satisfatórios?
|
Que resultados alcançados acha importante salientar?
|
Que resultados ficaram a desejar?
|
Quanto ao período que passou em termos
do relacionamento do grupo?
O que adquiriu e precisa preservar?
|
Com o que contribuiu?
|
O que está acha que perdeu ou ficou faltando?
|
O que ganhou/ adquiriu com essa experiência?
|
O que aconteceu que não gostou?
|
O que aconteceu e que acha que tem que
continuar?
|
Quanto ao período que vai vir em
relação às atividades/ planejamento e conteúdo?
Quais suas sugestões?
|
Como se pode melhorar as estratégias e
Planejamento? Quais itens precisam ser aprimorados?
|
O que foi bom e precisa preservar?
|
Que ações precisam ser implementadas para
aprimorar os resultados?
|
No que pode contribuir a partir de agora?
|
Em termos do relacionamento do grupo,
daqui para frente?
O que fazer para manter o grupo unido?
|
Se o grupo não estiver coeso o que fazer
para evitar a desunião?
|
Como você pode contribuir para o bom relacionamento
do grupo
|
Como o grupo pode contribuir?
|
O que não deseja que aconteça daqui para
frente?
|
O que deseja para o grupo daqui para frente?
|
2-Após todos terem terminado o preenchimento, pedir para o
grupo se posicionar em semicírculo e colher as respostas de cada um, anotando
no quadro os pontos importantes.
3-Ao final dessa atividade construir com o grupo um
consenso das ações que serão colocadas
em prática a partir de agora, para o novo período, levando-se em consideração atividades/
planejamento e conteúdo que serão adotados, bem como medidas para aperfeiçoar o
relacionamento e interação do grupo.
CONCLUSÃO:
O facilitador pode propor que o grupo assuma um compromisso no sentido de que se coloque em prática as medidas que foram obtidas no consenso.
Obs: Essas medidas podem ser avaliadas em reuniões periódicas ,
fazendo-se os ajustes necessários para que tenham eficácia, durante o próximo
período.
Lilian Bendilatti
Você quer ter dinâmicas e Técnicas ao alcance de
sua mão? Conheça e adquira nossa
Apostila: Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br
Veja, tb:
www.centrodenumerologia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.