segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EXERCÍCOS DE AQUECIMENTO – TREINAR CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA

Esses exercícios podem ser usados para aquecer um grupo para realização de uma atividade, curso ou treinamento ou para nós mesmos exercitarmos nossa concentração.

Vivemos, de modo geral em um ambiente agitado, com vários estímulos, muitas responsabilidades e atribuições e por isso muitas vezes perdemos o foco e nos tornamos ansiosos, tensos e com dificuldade de realizar as tarefas de nosso dia a dia.
Frequentemente vemos pessoas que estão sempre atrasadas, sufocadas por seu trabalho ou atribuições e que se queixam de não ter tempo para fazer tudo o que precisam. Será que isso é normal? Acreditamos que não. Elas estão tendo dificuldade para se concentrar em uma coisa de cada vez. Querem fazer tudo ao mesmo tempo e no fim acabam por  não fazer de modo eficaz.
Por outro lado vemos pessoas que conseguem seus objetivos e conquistam resultados sem essa aflição toda. Por que será? Elas conseguem se concentrar em uma coisa de cada vez, estabelecem estratégias e tempo para realizar cada atividade e por isso não desperdiçam recursos, tempo e habilidades. É claro que para realizar bem uma atividade não basta apenas se concentrar nela, mas também, planejar, desenvolver estratégias, avaliar e acompanhar o andamento das atividades, etc.
Mas vamos começar pelo começo.
Que tal, agora, treinarmos nossa habilidade de concentração? Então vamos lá.
Os exercícios parecem simples, mas não são. Seja persistente. Se errar, pare e comece novamente até conseguir. Pratique regularmente.
Apresentamos os exercícios de forma gradativa de dificuldade. Assim que tiver conseguido realizar a contento o primeiro exercício passe para o outro.

EXERCÍCIOS – CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA

1-Conte em voz alta de 1 a 100 da forma mais rápida que conseguir, mas não “coma” as palavras, articule-as bem para que seja claro.
2- Agora, vamos dificultar um pouco.
Conte concomitantemente os algarismos de 0 a 50 de forma regressiva e de 0 a 50 de forma progressiva. Exemplo: 50 – 0, 49 -1, 48 - 2, etc.
PS: Elaboramos uma tabela, para que alguém possa ir conferindo à medida que você vai realizando o exercício.



3-
Esse parece mais fácil, mas é o mais difícil de todos, pois há muita possibilidade de devanearmos.
Sente em um lugar silencioso e relaxe. Comece a contar sua respiração. Inspire e espire e conte 1 mentalmente, depois inspire e espire, novamente e mentalmente conte 2, até 50.
Nota: Se se distrair ou devanear pare e comece novamente. Se preferir começar contando até 25 para treinar e se acostumar pode ser uma alternativa. Aí vá aumentando, gradativamente.


Conheça e adquira nosso Livro Digital: Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com Grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br

Veja, tb: www.centrodenumerologia.com.br
Conheça nosso livro – Numerologia Básica.
Você poderá adquiri- lo em formato Digital ou Impresso: Acesse:
http://centrodenumerologia.com.br/livros_10.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares