segunda-feira, 28 de julho de 2014

DINAMICA PARA TRABALHAR PENSAMENTO CRIATIVO, FLEXIBILIDADE, SAIR DA ZONA DE CONFORTO

EXERCÍCIO DO RATINHO

Obs: Essa atividade pode ser utilizada como aquecimento e/ou para trabalhar assuntos como criatividade, flexibilidade, etc.
Facilitadores: Tentem resolver o exercício antes de ler a descrição. Será bem interessante, para desenvolverem argumentos para trabalhar a dinâmica, futuramente. Então, procure o Ratinho na folha abaixo. O melhor é imprimir a folha, para fazer o exercício.

                             

OBJETIVOS:
1.Aquecer o grupo para início de reuniões ou cursos.
2.Sensibilizar o grupo quanto a importância de desenvolver o pensamento criativo e flexibilidade para inovar e agir de forma criativa.
PARTICIPANTES: até 20 pessoas.
TEMPO: 30’ (varia de acordo com a quantidade de participantes).

MATERIAL- Folha de Trabalho – Exercício do Ratinho (veja modelo acima).Canetas, lápis. 
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que farão um exercício e que quem completar a tarefa, primeiro será o vencedor.
DESENVOLVIMENTO:
1.O facilitador pede para que os participantes se distribuam pela sala de forma que fiquem distantes um do outro. Aí distribui uma Folha de Trabalho – Exercício do Ratinho, para cada um do grupo.
Note: A folha deve estar virada para baixo para que não seja vista antes que termine as instruções e inicie a atividade.
2.Quando todos estiverem de posse de suas folhas, pede para que a virem e diz: Procurem o Ratinho. Estabelece 3’ para essa atividade. O facilitador diz ao grupo que quem achar o ratinho deve mostrá-lo a ele, de modo que os outros participantes não vejam, para que verifique se o participante acertou.
Nota: Nesse momento várias pessoas vão mostrar e errar e cabe ao facilitador apenas dizer se está certo ou não. Se alguém acertar o facilitador pede para que fique em silêncio até que termine o tempo estipulado.
3.Quando terminar o tempo, se tiver havido ganhador o facilitador aponta quem foi e o parabeniza.
Nota: Pode ocorrer que ninguém consiga achar o ratinho, então se pode dar um tempo a mais e usar dicas como: Saiam do quadrado. Se ninguém conseguir achar o facilitador deve apontar onde ele está na folha. Se houver acertador esse pode mostrar ao grupo. (Resposta do exercício, abaixo).
4.Quando a atividade tiver terminado, pedir para o grupo se dispor em semicírculo e começar a discussão.
DISCUSSÃO:
O facilitador pergunta:
. O que acharam da atividade?
. Que dificuldades encontraram?
. Por que não conseguiam achar? Vão aparecer respostas como: Ficamos muito centrados no quadrado. Não sabíamos que podíamos procurar fora das linhas, etc.
Note: Em alguns casos as pessoas ficam com os dedos encima do ratinho enquanto segura a folha e não acham mesmo.
Conclusões da atividade:
Concluir com o grupo que:
-Geralmente nos envolvemos na rotina de nosso dia a dia e não vemos as possibilidades e oportunidades para fazer ou resolver algo de forma diferente do que estamos acostumados. Tendemos a não usar a criatividade.
Isso se deve a termos medo de arriscar, ao comodismo, a não querer sair de nossa zona de conforto, ao fato de, acharmos que não podemos fazer algo diferente (impomos a nós mesmos leis e normas que não existem), não sermos flexíveis e prontos para lidar com o diferente e não usual.
- Outro aspecto é que costumamos fazer coisas e pensar da mesma forma e esperarmos resultados diferentes. Será que isso é possível? Só se obtém um resultado diferente se mudarmos, ou ampliarmos nossa visão. Nem sempre há outro modo, mas precisamos tentar.
Nota: Essa dinâmica é simples, rápida, fácil de aplicar, mas proporciona resultados muito importantes e significativos para as pessoas que participam dela.

Você quer ter dinâmicas e Técnicas ao alcance de sua mão? Conheça e adquira nossa Apostila: Dinâmicas e Técnicas para Trabalhar com grupos. Acesse nosso blog! www.dinamicaspassoapasso.com.br
Lilian Bendilatti


RESPOSTA DO EXERCÍCIO DO RATINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares